São João da Varjota: Investindo no esporte, prefeito Hélio Neri autoriza revitalização do campo de futebol de Baixas dos Pequenos

A administração do prefeito Hélio Neri vem dando atenção especial ao esporte amador de São João da Varjota-PI, especialmente ao futebol. Na segunda-feira passada ele autorizou juntamente com o chefe de departamento de esporte, José Carlos Silva, a revitalização do campo de futebol da comunidade de Baixas dos Pequenos, onde será realizado o próximo campeonato. O objetivo é valorizar o atleta amador lá onde ele reside, oferecendo atenção e o melhor para a prática da modalidade amadora no futebol.

Logo após o término do campeonato da comunidade Pio IX, que está em andamento e tem data para terminar no dia 28 deste mês de setembro, vai ser dado início ao certame da comunidade Baixas dos Pequenos. Tem sido assim, desde que o prefeito Hélio Neri e a sua vice, a Beth Dantas assumiram a administração municipal, um campeonato atrás do outro nas localidades pertencentes ao município de São João da Varjota-PI.

Além dos campeonatos  nas comunidades, que recebem toda a atenção da administração municipal, através do DMEL- Departamento municipal de esporte e lazer, onde é dado toda a logística para a realização dos eventos esportivos, como bolas, redes de futebol de campo, material de apoio para os mesários, além da premiação em dinheiro e taças para o campeão e o vice, o município criou uma escolinha de futebol amador com cem (100) crianças e adolescentes.

O projeto social de futebol amador, escolinha “Sou Bom de Bola” é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa da secretária Marilândia dos Reis Guimarães Rego, que é a primeira dama do município e vem dando todo o apoio para a manutenção do projeto. Em parceria com o DMEL e a prefeitura, a escolinha é sem dúvida um dos projetos mais importante da administração Hélio Neri, pelo alcance social que tem.

Ressalva-se que a “Sou Bom de Bola” é mantida cem por cento pelo município de São João da Varjota, não tem apoio do governo federal, estadual e nem de ONG,s. Durante a campanha para a prefeitura da cidade em 2016, o hoje prefeito Hélio Neri prometeu que se fosse eleito criaria uma escolinha de futebol, que abrangesse todo o município, mas não bastava criar a escolinha, tinha que manter o que não é nada fácil para uma pequena cidade, do interior do Piauí.

“Prometi que faria o melhor pelo esporte da nossa terra, e tenho procurado fazê-lo, sempre com zelo e carinho pelo nosso futebol e nossos atletas amadores”, disse Hélio Neri. O prefeito ressalta, no entanto que não é fácil bancar sozinho o esporte de um município como um todo, uma vez que não tem apoio dos governos. Hélio disse que apesar de não ter apoio nenhum de outras esferas de governos, apenas da boa vontade do chefe do DMEL e de desportistas locais, o apoio vai continuar.

“Quando se fala em gastos com o esporte, na minha visão e também do nosso chefe de departamento de esporte o José Carlos, isto não são gastos, mas investimentos. Estamos contribuindo para o lazer, ao tempo em que estamos oferecendo um espaço saudável para todos, evitando que se enveredem pelos caminhos da criminalidade, do alcoolismo e das drogas”, enfatizou Hélio.

Serão dadas as mesmas condições para a realização do campeonato da comunidade Baixas dos Pequenos, assim como foi em todas às demais. Será o primeiro campeonato naquela comunidade e tudo será feito para oferecer o melhor para as equipes participantes, especialmente para o time local.

Escolinha “Sou Bom de Bola”