Município de São João da Varjota Realiza Formação da Busca Ativa

Na manhã do dia 13 de julho de 2021 a secretaria municipal de Educação realizou a formação da Busca Ativa Escolar (BAE)para os agentes comunitários de Saúde (ACS) do Município de São João da Varjota- Piaui.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que apoia municípios e estados na garantia de direitos de cada menina e menino, em especial o direito à educação. No entanto, ela só é efetiva com o envolvimento de todos(as) os(as) responsáveis pela concretização desse direito (governos das três esferas, sociedade e famílias), conforme determina o artigo 227 da Constituição federal. O principal objetivo deve ser prevenir e enfrentar o abandono e a exclusão escolares, mantendo na escola quem já estava matriculado e incluindo aqueles(as) que ainda estão fora dela.

Contou-se com a participação da Secretária municipal de Educação Jeane Maria Madeira, onde na ocasião a mesma firmou parceria, com os profissionais ali presentes.

A formação foi conduzida pela Coordenadora da BAE Samara Dantas que oportunamente apresentou o programa, explicou sobre a importância das parcerias entre as secretárias, aproveitou para esclarecer as dúvidas sobre o Programa.

Finalizou-se o momento com uma fala da psicóloga Maynara Dantas onde a mesma reforçou a importância dos direitos a educação das Crianças e adolescentes mesmo perante o atual momento de Pandemia.

Por José Carlos da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *