
Executivo deu salto de trinta pontos e legislativo triplicou índice médio do país.
O município de São João da Varjota, no Piauí, desponta como um caso de sucesso na transparência pública em 2025. Dados recentes do Programa Nacional da Transparência Pública revelam um cenário de equilíbrio e alta performance entre os poderes locais, com índices que superam com folga as médias registradas no restante do país.
A avaliação mostra que tanto a Prefeitura (Poder Executivo) quanto a Câmara Municipal (Poder Legislativo) alcançaram notas expressivas, consolidando o município como uma referência regional em prestação de contas.
Siga nosso Instagram clicando no link @radarpiauiofc
Siga nosso TikTok clicando no link @radarpiuaitv
Siga no Facebook clicando no link Fan Page Radar Piauí
Siga no YouTube clicando no link Radar Piauí TV
Siga nosso X clicando no link @radarpiauitv
Salto na prefeitura
Um dos pontos mais notáveis do levantamento é a rápida evolução da gestão municipal. A Prefeitura de São João da Varjota saiu de um índice aproximado de 37,4% em 2024 para alcançar a marca de 67,07% em 2025.
Esse crescimento de cerca de 30 pontos percentuais em apenas um ano indica um esforço concentrado na modernização dos portais de transparência e na disponibilização de dados ao cidadão. O índice atual da prefeitura (67,07) está significativamente acima da média nacional para o Executivo, que é de 59,44.
Câmara como exemplo
Se o Executivo mostrou evolução, o Legislativo de São João da Varjota apresentou consistência e destaque nacional. A Câmara Municipal obteve a nota 62,72.
Para contextualizar a importância desse número, a média nacional de transparência das casas legislativas é de apenas 20,84. Ou seja, a Câmara de São João da Varjota possui um índice três vezes superior à média das câmaras de vereadores do Brasil, fortalecendo o controle social e a democracia local.
Cenário estadual
No ranking consolidado do Piauí, o município aparece com índice geral de 64,90. O número coloca a cidade em uma posição confortável, muito acima da média estadual do Piauí (35,99) e também superior à média municipal nacional (48,08).
Diferente de muitos municípios onde há um descompasso entre os poderes — geralmente com o Legislativo ficando para trás —, São João da Varjota demonstra uma sinergia institucional, onde ambas as esferas cumprem seu papel de dar publicidade aos atos públicos com eficiência
Ranking estadual da transparência (2025)
Municípios mais transparentes
• Miguel Alves – 79,15
• Nossa Senhora de Nazaré – 79,12
• Padre Marcos – 75,50
• Santo Antônio de Lisboa – 75,10
• Piracuruca – 74,71
Menores índices
• Aroeiras do Itaim – 6,39
• Jacobina do Piauí – 8,01
• São Miguel do Fidalgo – 13,75
• Palmeirais – 13,85
• Agricolândia – 15,36
Publicado em 05/12/2025,
Por José Carlos Silva.
Fonte: Radar Piauí



